segunda-feira, 5 de abril de 2010

Victor e Leo unem evolução e tradição da música sertaneja!



Pelo segundo ano consecutivo, a dupla mineira faz show de abertura da Exposição de Londrina. A apresentação começa às 22 horas, na Arena João Milanez


A 50ª Exposição de Londrina começa hoje – e, com ela, a programação da Arena de Shows e Rodeios João Milanez. Pelo segundo ano consecutivo, a honra de abrir a festa cabe aos ídolos sertanejos Victor & Leo.


Vitor Chaves Zapalá Pimentel, 34 anos, e Leonardo Chaves Zapalá Pimentel, 33 anos, já se diferenciam da maioria das duplas sertanejas pelos nomes artísticos adotados, que correspondem aos prenomes de batismo. Irmãos criados na pequena cidade de Abre Campo, em Minas Gerais, começaram a ouvir música sertaneja na radiola do avô, Tonico Chaves. Cresceram escutando canções de Sérgio Reis, Renato Teixeira e Almir Sater. Mas não se limitaram ao estilo sertanejo: ainda adolescentes, ouviam e apreciavam Neil Young, James Taylor, Dire Straits, Eric Clapton, Alceu Valença e Zé Ramalho.


O primeiro CD foi lançado em 2002, mas o sucesso viria quatro anos depois, com o disco Victor & Leo ao vivo. A dupla teve uma trajetória singular. Os irmãos começaram fazendo sucesso em shows e na Internet – “no boca a boca”, como eles gostam de dizer. Quando fecharam com uma gravadora e começaram a aparecer em rede nacional, já tinham um público extenso – e cativo.
Victor & Leo refletem a evolução do gênero sertanejo no país. Acima de tudo, uma evolução técnica: shows com padrão profissional, músicos de apoio competentes, arranjos caprichados. Afinal, ninguém se lembra mais do tempo em que o sertanejo era “brega” e criticado por Lulu Santos.


Em boa parte das canções de repertório próprio, o estilo sertanejo é quase irreconhecível. O que se ouve, por exemplo, em Borboletas (hit de 2008) é um pop/rock a anos-luz da moda de viola. O que resta aí de tipicamente sertanejo é a dor do amor perdido, o lamento da paixão romântica: “Você tenta provar/ que tudo em nós morreu/ Borboletas sempre voltam /e o seu jardim sou eu”.


Mas amor perdido também não é exclusividade dos sertanejos. Trata-se de um romantismo catalisado pela fórmula do show business, sob medida para arrebatar multidões. É música pop que se dá bem com a geração on-line e bate recordes de acessos no YouTube. Fotos, Fada, Tem que ser você e Amigo apaixonado são produtos dessa linha.


Victor & Leo, no entanto, rendem diversos tributos ao gênero conhecido como “sertanejo de raiz”. Depois de um período de seis anos morando em São Paulo, eles adotaram a cidade de Uberlândia para ficar mais perto do lugar que adoram. Na canção Vida boa, passam a definir o que entendem por felicidade: “Moro num lugar / numa casinha inocente do sertão/ De fogo baixo aceso no fogão / fogão a lenha ai, ai/ Tem tudo aqui/ Uma vaquinha leiteira, um burro bão/ Uma baixada ribeira, um violão e umas galinha, ai, ai// Que vida boa, ô, ô/ Que vida boa/ Sapo caiu na lagoa/ Sou eu no caminho do sertão”.


Serviço – Show de Victor & Leo – Hoje, às 22h, no Arena de Shows e Rodeios João Milanez (Parque Ney Braga). Ingressos no local: R$ 30 e R$ 15 (meia).

Fonte: Jornal de Londrina

Nenhum comentário:

Postar um comentário